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Quarta-feira, 22 de Julho de 2009

Saúde!

Quem disse que a fruta engorda?


 

 

     Se tem o hábito de comer fruta só porque sabe bem, nem sabe o bem que faz! Pode não acreditar, mas a verdade é que há pessoas que adoram fruta e cumprem, sem castigo, as recomendações da Organização Mundial de Saúde "três a cinco por dia"! E com o Verão a trazer o tempo quente e seco, a fruta pode ajudar a hidratar o corpo! Na verdade, o que importa é ser criativo! Assim, há quem prefira a fruta ao natural, ou em doses, ou ainda misturar várias peças de fruta numa salada, ou mesmo quem opte pelos sumos. Vale tudo para ficar satisfeito e dar ao organismo as vitaminas, sais minerais e fibras que ele precisa para ser saudável.
Poucas pessoas sabem que as melhores fontes desses minerais são as frutas e os legumes. Por essa razão, os sumos de fruta ou os néctares são apontados como uma solução prática e saborosa para repor os nutrientes perdidos e garantir a ingestão recomendada de líquidos. E para os que pensam que a fruta engorda, eis um mito que deve ser rebatido. Qualquer que seja o seu valor calórico, é nutricionalmente mais vantajoso comer uma peça de fruta do que um bolo ou bolachas para enganar o estômago. Por exemplo, sabia que a goiaba, a melancia e os morangos são frutos com baixas calorias? Boas notícias para quem quer manter a linha, sem descurar a alimentação.


    Por exemplo, por cada 100 gramas de fruta, o ananás tem 44 Kcal; a melancia tem 24kcal; a goiaba tem 54 Kcal e a pêra 41kcal. Estes frutos têm em comum o facto de terem elevadas quantidades de fibras solúveis que ajudam a regular o trânsito intestinal ao mesmo tempo que causam a sensação de saciedade. O seu aroma adocicado surge sobre a forma de açúcares como a frutose, a glicose ou a sacarose, mas estão presentes em pequena percentagem, bem como as proteínas e a gordura, dai que tenha valores reduzidos de calorias, mas todos os benefícios da fruta! E quais as outras vantagens?
 


Ananás - Digestão bem feita, menos peso na barriga! Há muito que se conhece as propriedades digestivas do ananás. O grande responsável é a bromelina, uma enzima que ajuda a desdobrar as proteínas, facilitando a digestão. As vitaminas B1, B2 e C dão outra ajuda já que garantem a protecção do sistema imunitário.
 


Melancia - Altamente refrescante, doce e muito nutritiva, a melancia é um fruto de Verão por excelência. Para além de ser constituída por mais de 90% de água, os sais minerais e as vitaminas do complexo B e C ajudam a reforçar as defesas naturais. O sumo de melancia está recomendado para ajudar na eliminação do ácido úrico.
 
Goiaba - Com um aroma inconfundível, a goiaba é rica em nutrientes - betacaroteno, que o corpo transforma em vitamina A, licopeno e fibras solúveis - que ajudam na redução do colesterol e do controle da pressão sanguínea. Tem pouco açúcar e gordura e é rica em vitamina C, tendo por isso antioxidantes que ajudam a proteger contra as infecções. 
 
Pêra - Hoje sabe-se que a pêra é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo. Rica em vitamina A e C, em sais minerais e fibras, não é por acaso que a pêra é associada ao tratamento da hipertensão e obstipação.

 

Por Alexandra Bento - Presidente da APN in www.oje.pt


publicado por maestrinavania às 09:49
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